quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SETANIMA - 1º Festival Cinema Infantil Setúbal

De 14 a 18 de Março, ocorreu o expoente máximo de um projecto de loucos. Quando falo num projecto de loucos, falo num projecto que apenas aconselharia uma pessoa a entrar: Eu! Digo isto, porque sei o trabalho que tive. Digo isto porque sei o trabalho que desenvolvi, ao longo dos últimos meses. Foi em Setembro do ano passado que comentei com três amigos o desejo de levar em frente este projecto. Chamaram-me maluco, não porque não acreditasse, mas porque sabiam da dificuldade de desenvolver algo assim sem qualquer tipo de verbas e apoios. Mas foi possível. Arranjou-se o espaço certo, integrando o auditório do centro Social Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, no projecto. Pediram-se os apoios, depois de se ver qual os recursos físicos necessários. Divulgou-se o projecto a todos os níveis possíveis e com as limitações conhecidas (Pelo menos por mim). No dia 14 de Março de 2011, eu e o meu staff, as/os colegas Bruna, Vânia, Andreia, Ana Brito, Ana Caldeira, Patrícia Rodeia, Rebeca e Álvaro Ramos, estávamos prontos para dar inicio ao SETANIMA, o 1º Festival de Cinema Infantil de Setúbal. No auditório estavam presentes os trabalhos das famílias que participaram no concurso "O meu Herói do Cinema", uma exposição com variadas cassetes de vídeo e livros dedicados aos heróis do cinema e ainda uma exposição sobre os grandes heróis do cinema infantil. As crianças chegavam logo pela manhã e ao inicio da tarde para as sessões Infantil e Juvenil e todas elas saiam de lá muito satisfeitas. Tivemos de tudo um pouco. Crianças sorridentes, falhas técnicas, atrasos de autocarros, professoras que me davam os parabéns, outras que apontavam o dedo a falhas que para mim apesar de existirem eram mínimas. Num mundo, onde se fala demais e se age pouco, saio deste projecto com o sentimento de dever completamente cumprido. Dei o que tinha e o que não tinha por este projecto, e sobretudo por todas as crianças da minha instituição de formação em contexto de trabalho e também de Setúbal. Não é por ser um projecto da minha autoria, mas penso que tem pernas para andar no futuro, até porque o vivi na pele. Sei o que vale e vi como as crianças saiam felizes por terem participado num evento dedicado completamente a elas. As sessões da noite, foram uma experiência que tinha de ser feita. Até que ponto, resultaria cinema infantil à noite? A resposta foi clara...se funcionar será sempre ao fim de semana, porque nos outros dias à muito cansaço por parte de uma criança que passa o dia inteiro a brincar no infantário e ate por parte dos pais. Não me arrependo de nada e faria tudo outra vez, apesar de alguns entraves e dificuldades que foram aparecendo. É certo que ninguém disse que seria fácil ou que teria apoio na certa, mas houveram pessoas e entidades que se poderiam ter envolvido mais e apoiado muito mais. Agradeço aos professores que me apoiaram neste projecto, ao Hugo Tavares e Pedro Jackes do Gabinete da Juventude que tanto apoio me deram, ao nível de todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste projecto, incluindo a palestra escolar com o professor "António Costa Valente da Universidade de Aveiro e Director do Cine Clube de Avanca, palestra esta que antecedeu o SETANIMA e que foi sem duvida a melhor forma de dar as Boas Vindas a esta iniciativa. Agradeço ao meu Pai, porque as pessoas próximas não podem e jamais deverão ser esquecidas, bem como aos amigos Álvaro Ramos e Arnaldo Martins. Agradeço como não poderia deixar de ser ao meu Orientador de estágio Davide Inácio por todo o apoio, amizade e colaboração neste projecto. Sem ele, também não tinha sido possível, sendo que foi uma peça fundamental até no factor motivação pois senti-me sempre bastante apoiado neste projecto, chegando mesmo a trabalharmos juntos em dia de estágio na execução de algumas tarefas. Agradeço ainda ao professor Emílio que apoiou no prémio vencedor do concurso "O meu heroi do cinema", às empresas Multiser e Vendalcaide que comparticiparam com uma verba para disponibilização de TShirts, ao Teatro Fonte Nova e ao senhor Zé Maria que disponibilizou o pano de projecção, ou a nossa tela de cinema como preferirem, ao CINANIMA que nos forneceu programação do SETANIMA, ao Pedro Soares da Experimentaculo que nos apoiou desde o inicio dando contactos importantíssimos, à Senhora Fátima, ao senhor Nelson e ao restaurante "O Quintal" que foram impecáveis na disponibilização do serviço de alimentação, ao professor António Costa Valente que foi espectacular ao deslocar-se de Aveiro para nos proprocionar uma palestra muito boa sobre a animação infantil, comprometendo-se a dar o seu apoio num futuro SETANIMA2 e ainda ao IPJ que ajudou a estampar os desenhos em Tshirts. Voltaremos para o ano? Já não depende só de mim. Relembro a todos que este foi um projecto escolar que desenvolvi enquanto aluno. Para o ano, teria de ser efectuado com algumas melhorias e noutros moldes, num contexto ainda mais profissional, com mais divulgação, mais apoios. Eu adorei a experiência e sei o que fiz. Investi tempo, trabalho, suor e mais trabalho. Mas no final valeu a pena. Por mim e por todas as crianças. Obrigado.

0 comentários: